Não importa se você vai usar talheres ou não, a pizza é um dos alimentos mais populares, coloridos e reconfortantes do mundo.
Em 2022 foi registrado o número de 2.866 pizzarias na cidade paulistana e cada vez mais, esse alimento redondo, que às vezes pode ser quadrado (à moda romana) vem ganhando saltos em qualidade na massa e ingredientes.
E se você gosta daquelas pizzas leves que apresentam a borda com bolhas queimadinhas em tamanho individual, é porquê você prefere as massas de longa fermentação, que na maioria das vezes tem certificação DOC de pizza napolitana.
Celebração e história
Em 2024, a data celebrada no dia 10 de julho marca um produto símbolo na gastronomia paulistana. Contudo, as pizzarias costumam trazer sabores diferentes ou exaltar o sabor mais clássico do menu como a boa velha margherita napolitana.
Embora Nápoles possa ser o berço da pizza moderna, a história conta, que foi inventada pelo padeiro Raffaele Esposito em Nápoles para a visita real da rainha Margherita em 1889.
As origens da pizza
Arqueólogos, contudo, que trabalham na Sardenha encontraram evidências de pão fermentado há cerca de 7.000 anos. Com o passar do tempo, italianos decidiram adicionar um pouco de sabor incorporando óleos, vegetais, carnes e especiarias.
A pizza é um daqueles alimentos relativamente simples que podem ser conduzidos em muitas direções, incluindo vinhos para harmonizar. A clássica Margherita é um bom modelo para começar: simplesmente tomate, muzzarela e, em seguida, uma pitada de manjericão fresco antes de servir. Esse sabor combina muito bem com tintos de médio corpo. A partir daí, você pode começar a adicionar vegetais ou carnes, como presunto para um elemento terroso.
Uma regra em harmonização de comida e vinho é beber o que você gosta, em vez de escolher um estilo de vinho que você não gosta na esperança de que melhore com a comida. Isso vale especialmente para um alimento versátil como a pizza. Entretanto, vamos mais longe e pensamos em vinho para funcionar harmonicamente sem erro.
Qual vinho combina melhor com pizza?
A pizza, todavia, é uma fórmula perfeita para mostrar a simplicidade e o equilíbrio italiano: um pão achatado com molho de tomates, queijo derretido e o herbáceo de manjericão. Devido ao seu equilíbrio, pode ir para qualquer lado com o vinho.
Para uma pizza napolitana clássica com tomate, muzzarela e manjericão, pense em um vinho com boa acidez e muita fruta brilhante que se equilibrará bem com a sua pizza.
Se você está interessado em ir para tintos italianos, então pense na Sangiovese. Nossa sugestão é do produtor toscano Fattoria di Petrognano. O rótulo é o ORCI Sangiovese – IGT Toscana, 2020.
Porém, é elaborado com 100% Sangiovese com aromas de cereja e alcaçuz. O paladar domina muita fruta, boa textura tânica e sabor residual longo de fruta na boca.
Conheça outras possibilidades no nosso portfólio clicando aqui.