Que o mundo do vinho é mítico, romântico e tem uma aura de elegância, isso é inegável. Essa bebida de fato, que toca nosso coração e paladar é complexa trazendo informações muitas vezes distorcidas entre o que é falso e verdadeiro. Neste post, todavia os especialistas da Mosto Flor, importadora e loja de vinhos ultra-premium e icônicos, tira algumas dúvidas recorrentes sobre uma das bebidas mais encantadoras do mundo – o vinho. Saiba agora alguns mitos e verdades sobre o vinho.
1. Quanto mais velho o vinho, melhor?
Mito. Na maioria das vezes no entanto, o vinho vai possuir vida curta e não sofre melhora significativa com o passar dos anos. Contudo, apenas uma pequena parte desses vinhos envelhecerá para mostrar sua melhor forma, sendo guardados por muitos anos. São os chamados de “vinhos de guarda”.
2. Podemos guardar o vinho depois de aberto?
Verdade. Embora boa parte dos casos, o vinho poderá ser armazenados por dias dependendo do estilo. Porém se o tinto tranquilo bem vedado, pode aguentar três dias ou quatro na geladeira. Vinhos rosés ou brancos podem ter duração de dois dias no refrigerador, em média. Quanto aos espumantes, o ideal é consumi-lo no mesmo dia, caso contrário uma tampa para espumante pode segurar as borbulhas por 24 horas. Fortificados ou Sauternes seguem intactos por meses depois de aberto.
3. Uva tinta só faz vinho tinto?
Mito. Vinhos brancos elaborados com castas brancas ou tintas, podem ser trabalhadas devido ambas terem a polpa branca. Quando fazemos um vinho com uvas tintas, o mosto – suco das uvas depois de prensadas – não entra em contato com as cascas para não colorir a bebida, já para a produção de vinho branco com uvas brancas, as peles entram em contato por algumas horas enquanto acontece a fermentação.
4. Garrafas deitadas garantem qualidade?
Verdade. Porém, essa ideia funciona mais para vinhos de guarda, caso o vinho seja para armazenar em curto período, entre 1 ou 2 anos, a qualidade do vinho se mantém, independentemente da acomodação da garrafa.
5. A temperatura certa pode realçar os sabores do vinho?
Verdade. Abrir um vinho na temperatura certa fará toda a diferença na sua degustação. Entretanto se a bebida não estiver fria o suficiente, os sabores destacados e intensificados podem ser desagradável. Já se estiver frio além do necessário, os aromas e sabores podem ficarão adormecidos.
6. É necessário a decantação em todos os vinhos?
Mito. A princípio a indicação do serviço de decantação é apenas para vinhos mais velhos que possuem sedimento. Contudo, o decanter ajuda na hora de aerar o vinho.
Clique aqui e conheça nosso portfólio de vinhos especiais.