Apreciadores de vinho muitas vezes ficam confusos com a região de Bordeaux. Mesmo alguns entusiastas do vinho experientes não sabem exatamente o que diferencia os vinhos Médoc vs. Haut-Médoc.
Algumas garrafas, todavia, são rotuladas como “Appellation Médoc Contrôlée” (AOC) ou têm a palavra “Médoc” em letras grandes. Outras garrafas são rotuladas apenas como “Haut-Médoc”. Nosso texto te guiará a entender os incríveis vinhos feitos nessas AOCs.
Geografia do Médoc
A área geográfica de Médoc é uma grande parte de Bordeaux que inclui a maioria (embora não toda) da Margem Esquerda. É um termo geral usado para descrever vinhos feitos em muitas denominações da margem esquerda, incluindo Saint-Éstephe, Saint-Julien, Margaux e Pauillac (a área não inclui Graves). Você ouvirá Médoc usado dessa maneira quando alguém estiver falando sobre essa parte da margem esquerda em geral.
O Haut-Médoc AOC também está localizado dentro da área geográfica maior do Médoc. Como as pessoas costumam confundir o Médoc e o Médoc AOC, muitos acreditam erroneamente que o Haut-Médoc está localizado dentro do Médoc AOC. Na verdade, sobretudo, são dois AOCs completamente separados que ocupam áreas diferentes da Margem Esquerda. Essa AOC é bastante grande e espalhado por Bordeaux. Como nessa AOC, existem muitas comunas menores dentro do Haut-Médoc.
Características
O Haut-Médoc AOC é uma das regiões vinícolas mais icônicas do mundo, não apenas em Bordeaux. Como no Médoc AOC, os blends são feitos de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot, Malbec e Carménère. Esses vinhos variam em sabor dependendo da subdenominação, mas geralmente são tânicos, ricos em álcool e com acidez moderada.
Há também, entretanto, grande complexidade de sabor que aumenta com a idade. Uma grande diferença entre o Médoc e o Haut-Médoc é que o Haut-Médoc cobre uma área muito maior de Bordeaux e, como tal, tem uma maior diversidade de terroir. Saint-Éstephe, Saint-Julien, Margaux e Pauillac são particularmente notáveis por seus climas e terroir favoráveis e são o lar de produtores icônicos. Os vinhos, porém, dessas subdenominações podem envelhecer por décadas e aumentar significativamente em valor de mercado ao longo do tempo.
Vinhos cobiçados
Sejam dessa AOC ou não, os vinhos da região geográfica do Médoc são, sobretudo, alguns dos vinhos mais cativantes e cobiçados do planeta. Explorar as ofertas das AOCs Médoc e Haut-Médoc deixará claro quanta diversidade existe nesta região e por que tantos entusiastas do vinho elogiam os produtores de lá.
A Mosto Flor traz agora o melhor do Château Lagrange. Clique aqui e conheça.