Ventoux é uma grande região vinícola no extremo sudeste do sul do Rhône, fazendo fronteira com a famosa Provença. Está localizada a 40 quilômetros a nordeste de Avignon, no departamento de Vaucluse. A denominação era conhecida antes como Côtes de Ventoux e atualmente a AOC Ventoux, já tem 50 anos .
Os vinhos da região de Ventoux
Os vinhos elaborados na denominação Ventoux empregam uvas tintas clássicas do sul do Rhône como: Grenache, Syrah e Mourvèdre, que são utilizadas na produção da maioria destes vinhos, sendo a Cinsaut e a Carignan utilizadas em menor grau.
A área produz alguns vinhos brancos, também. Feitos de Clairette, Bourboulenc, Grenache Blanc e ocasional da Roussanne . As quantidades destes brancos superam, às vezes pelos vinhos tintos e rosés, dependendo do ano.
As características de Ventoux
O Mont Ventoux tem vista para as áreas produtoras de vinho no Rhône a oeste e da região da Provença. A montanha, entretanto, (muitas vezes referida como o Gigante da Provença), da qual tecnicamente faz parte, e se eleva sobre a paisagem por quilômetros ao redor.
Contudo, as encostas ocidentais e no sopé dessa montanha icônica, em uma área de aproximadamente 50 km de norte a sul e cobrindo 51 comunas, estão os vinhedos da denominação Ventoux. A região de Côtes du Luberon fica na fronteira sul.
Sobretudo, os vinhos são feitos aqui desde o século 1 DC e foram consumidos (e escritos) por papas e reis ao longo dos séculos. A denominação oficial de Ventoux foi criada pouco antes da colheita de 1973, para vinhos tintos, brancos e rosés.
Estilo de vinho
Os vinhos variam de acordo com a combinação das castas utilizadas e do terroir de onde são originários. O estilo é geralmente de vinhos mais leves e frutados, em comparação com vinhos de regiões vizinhas. Isso reflete o aumento da altitude e aos microclimas ligeiramente mais frios que as encostas de Ventoux proporcionam.
Primeiramente, o intenso sol do sul da França que cobre as encostas voltadas para o sul e oeste de Ventoux, ajuda os vinhos a atingir um bom nível de maturação fenólica, já as temperaturas mais frias da altitude moderam esse efeito e concedem às uvas um tempo de espera prolongado. As uvas crescem tão bem por lá, que a Muscat produzida para uvas de mesa tem sua própria denominação AOC Muscat du Ventoux.
Tal como acontece com denominações e regiões em toda a França, todavia, houve um aumento recente no investimento e pesquisa na área, resultando em vinhos de maior qualidade de vários produtores de Ventoux.
A Mosto Flor traz em seu portfólio vinhos da AOC de Ventoux ,abençoada por belas paisagens bucólicas e ventos. Clique aqui para conhecer os rótulos.