Nunca se consumiu tanto vinho fino no Brasil. Em 2020, a soma da venda dos vinhos brasileiros e importados totalizou 501,1 milhões de litros, contra 383,9 milhões em 2019. O aumento do mercado contribuiu também para trazer uma nova leva de consumidores exigentes, que buscam principalmente alta qualidade e produtores diferenciados a preços competitivos. É neste cenário que nasce a Mosto Flor, nova importadora, distribuidora e loja online de vinhos. 

Com sede em Campinas, São Paulo, a Mosto Flor é uma empresa familiar, nascida da paixão pelos vinhos que une filha, Amanda Camilotti e seu pai, Athos Camilotti (veja a foto acima que abre esta página). Ambos perceberam que há um segmento de consumidores – entre os 30 milhões de compram vinhos regularmente no país – que querem ter acesso a vinhos ultra premium e marcas de vinhos icônicos. E desejam, sempre que possível, produtos exclusivos e carregados de tradições.

O nome, Mosto Flor, é uma homenagem ao principal insumo do vinho – o suco resultante do processo de prensagem das uvas, já sem as partes sólidas como as sementes e cascas.  

A nova empresa nasce baseada em uma azeitadíssima concertação: enquanto Amanda cuida dos negócios no Brasil – ela é advogada com especialização em Direito Tributário – seu pai se encarrega de conhecer e se relacionar com donos e enólogos de vinícolas boutiques na Europa, onde mora. O que os une é a paixão pelo vinho bem-feito, bem vinificado. Amanda, também ela, é sommelière com vários cursos de especialização e também é responsável pela seleção e indicação dos vinhos da Mosto Flor.

O foco da Mosto Flor é atender enófilos, connoisseurs e amantes dos vinhos ultra premium e icônicos, faixas onde se encontram a maioria dos grandes vinhos pontuados pelas marcas de pontuação como WA-Wine Advocate (antes conhecida como RP-Robert Parker), WS-Wine Spectator, JS-James Suckling e Des-Descorchados, entre outros. Mas trará também vinhos de vinícolas boutique que ainda não foram descobertos por estas marcas e que trazem grandes singularidades do mundo do vinho.

Amanda diz que o portfólio “representa a melhor expressão de cada uma das regiões vinícolas do Velho e do Novo Mundo, com destaque para França, Itália, Portugal e Espanha, assim como, Chile, Argentina e o melhor do terroir brasileiro”.

O foco da distribuidora da Mosto Flor é atender lojas, empórios, hotéis e restaurantes, o chamado mercado Horeca, enquanto que a loja online atenderá os consumidores finais de todo o Brasil. 

A MOSTO FLOR sempre propicia aos seus clientes experiências inesquecíveis com wine dinners periódicos, além de eventos educativos em parceria com associações e empresas de educação vitivinícola, que são fundamentais para completar a experiência sensorial que só os melhores vinhos podem proporcionar.